PONTOS TURÍSTICOS

SÃO LEOPOLDO

Museu do Trem
Centro de preservação da história da ferrovia no Rio Grande do Sul. Fundado em 9/3/85, possui sede própria na Praça Mauá, na Rua Lindolfo Collor.

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Localizado na Av. Dom João Becker, 491, o Museu foi fundado em 20/9/1959. Possui grande acervo de documentos, livros e peças referentes à Imigração Alemã.
Tel. (51) 592-4557

Casa do Imigrante
Esta casa, símbolo da imigração alemã, abrigou os primeiros imigrantes em 1824. Naquela data foi realizado, aqui, o primeiro culto evangélico do estado. Levantada em outubro de 1788 nela funciona a Feitoria do Linho Cânhamo, estabelecimento agrícola estatal criado para a plantação deste vegetal para fabricação de cordas para os navios à vela.
Hoje faz parte do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e suas salas possuem exposições temáticas: uma cozinha colonial, quarto do alfaiate, um quarto de dormir, a oficina do fotógrafo, uma venda típica da colônia e mais quartos e salas antigas. No seu pátio existe uma atafona e ao lado uma coleção de pedras tumulares antigas.
Av. Feitoria, 3249
Tel. (51) 592-4557

Monumento ao Centenário da Imigração Alemã
Localizado na Praça do Imigrante, que fica a margem do Rio dos Sinos, é a praça mais antiga do município. O Monumento do Imigrante foi erguido em 1924, em comemoração ao centenário da imigração. Os imigrantes chegaram aqui no dia 25 de julho de 1824. Esta é a data de fundação de São Leopoldo, de onde provém o título de “berço da imigração alemã”.
Av. Dom João Becker, Praça do Imigrante. Tel. (51) 590-3333


Santuário Pe. Réus

Local que abriga o túmulo de Pe. Réus. Com visitação média de 1500 pessoas por final de semana, possui infra-estrutura de restaurantes, estacionamento e área verde. Na Igreja com construção em diversos níveis, encontra-se um órgão de bambu, com som único na América Latina.
Rua Leonel Franca, 134
Tel. (51) 592-1574

Praça 20 de Setembro
Nela se encontra o Monumento ao Sesquicentenário da Imigração Alemã. Possui um anfiteatro, canchas, e é onde está localizada a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, com auditório para 300 pessoas e grande arquivo literário.

Aeroclube de São Leopoldo
Localizado no Bairro Scharlau, na Rua Arnaldo Pereira da Silva, 895.
Tel. (51) 568-2144

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos, através do movimento Unicidade,visa ao desenvolvimento regional através das parcerias da universidade com instituições públicas e/ou privadas.
São oferecidos pela Unisinos 46 cursos de graduação, um de formação específica e 13 programas de pós-graduação. No câmpus encontram-se o Complexo de Desporto e Lazer e a Biblioteca, que é uma das maiores da América Latina em área concentrada. Além disso, a universidade possui a TV Unisinos, parceira do Canal Futura, e a Rádio Unisinos FM 103.3.

DOIS IRMÃOS

Museu Histórico Municipal
Av. São Miguel, 1658.
Casa em estilo enxaimel, uma das primeiras moradias da localidade.

Cascata São Miguel
Acesso pela BR 116, km 223.
Queda d’água de 68m no Rio Feitoria. Ponto de extrema beleza natural.

Praça Do Imigrante
Av. 25 de Julho, Centro.

Ponto De Pedra
Rua Alberto Rübennich, bairro Vila Rosa. Marco histórico da cidade, construída em 1855 por escravos.

Morros Dois Irmãos
No Travessão. Pontos mais altos do município. Deram origem ao nome da cidade.

Antiga Igreja Matriz De São Miguel
No Centro. Primeira igreja do município, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

Casario Antigo
Ao longo da Av. São Miguel e Rua Alberto Rübenich.
Casas bem conservadas, com estilo enxaimel e outros, datadas